Integração Goomer

Este documento descreve a API de integração para as soluções em delivery, QR code, autoatendimento e tablet.

Disponibilizamos endpoints online para consulta e alterações de status dos pedidos recebidos. Também enviamos webhooks à cada novo evento para que sua aplicação possa recebê-los em um endpoint próprio. Caso o uso de webhooks não seja possível, pode-se utilizar polling para consulta dos eventos.

A figura abaixo exibe o diagrama simplificado da integração, onde a automação é notificada via webhook que um novo pedido está disponível. Em seguida, com o id do pedido recebido, a automação busca os detalhes do pedido e tenta integrá-lo ao sistema. Em caso de sucesso, a automação chama a rota de aceite de pedido, indicando que o pedido foi integrado com sucesso.

Diagrama geral simplificado

Veja nas próximas seções os detalhes de autenticação, endpoints para controle dos pedidos e formato dos webhooks.

Painel de pedidos Goomer

Todos os pedidos são exibidos no painel da Goomer para que o restaurante tenha controle dos pedidos e seja capaz de tratar eventuais erros de integração sem que isso seja exibido para o cliente final. Os estados de integração dos pedidos e como eles são exibidos para o restaurante em nosso painel são descritos abaixo.

Pedido em integração

Quando um pedido inicia a tentativa de integração, é exibido um loader indicando que a automação está processando o pedido. Esse loader é mantido até a automação aceite ou recuse o pedido, ou até que o tempo-limite de 90 segundos seja excedido.

Painel de pedidos com pedido em integração

Pedido aceito

Um pedido é aceito quando a automação consegue integrá-lo com sucesso e notifica a Goomer através da rota de aceite de pedido.

No painel de pedidos da Goomer o pedido aceito será exibido da seguinte forma:

Painel de pedidos com pedido aceito

Pedido recusado

Um pedido é recusado quando a automação encontra problemas para integrar o pedido, e notifica a Goomer pela rota de recusa de pedido.

No painel de pedidos da Goomer o pedido aceito será exibido da seguinte forma:

Painel de pedidos com pedido recusado

Pedido cancelado

Um pedido pode ser cancelado de duas formas:

  • Quando o restaurante cancelar o pedido pela automação e esta chamar a rota de cancelamento de pedidos.

  • Quando o restaurante cancela o pedido através do painel de pedidos da Goomer:

Cancelamento de pedido pelo painel de pedidos

Formas de integração

Webhook

O PDV pode ser notificado a cada novo pedido. Esta é forma mais indicada de integração, pois possui o menor tempo de resposta.

Os webhooks cadastrados serão chamados à cada novo evento.

Fluxo de recebimento de pedidos via webhook

Polling

Para os casos onde PDV não possui uma API online para receber os eventos via webhook, ele pode utilizar o modelo de polling, fazendo chamadas para as rotas de consulta de novos pedidos e de pedidos cancelados periodicamente.

O diagrama abaixo exibe o fluxo de integração para receber pedidos via polling.

Fluxo de recebimento de pedidos via polling

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