Webhooks v1
Esta seção descreve o funcionamento dos webhooks disponíveis para envio de notificações
É possível configurar três tipos de webhooks para receber notificações de eventos de pedido:
A cada novo pedido disponível para integração
A cada pedido cancelado pela Goomer
A cada atualização de status do pedido feita pela Goomer
Novo pedido
Um pedido é enviado via webhook quando o restaurante aceita o pedido através do painel de pedidos de nossa plataforma ou assim que um cliente envia um pedido, quando a integração automática está habilitada.
Abaixo é exibido um exemplo do objeto OrderEvent enviado no formato JSON para o endpoint definido pela automação.
Pedido cancelado
Um pedido é cancelado pela Goomer quando o restaurante recusa o pedido após aceitá-lo ou quando a automação não aceita e nem recusa o pedido dentro 90 segundos a partir do momento em que ele se tornou disponível.
Pedidos recusados pela automação não disparam webhooks
Abaixo é exibido um exemplo do objeto OrderEvent enviado no formato JSON para o endpoint definido pela automação.
Pedido atualizado
Um pedido é atualizado pela Goomer quando o restaurante altera seu status pelo painel de pedidos em nossa plataforma.
Pedidos atualizados pela automação não disparam webhooks
Abaixo é exibido exemplos dos objetos OrderEvent e MenuEvent enviados no formato JSON para o endpoint definido pela automação.
Cardápio atualizado
O cardápio é atualizado toda vez que o restaurante publicar as alterações através do painel Goomer.
Abaixo é exibido um exemplo do objeto MenuEvent enviado no formato JSON para o endpoint definido pela automação.
Fechamento de conta solicitado
Uma solicitação de fechamento de conta ocorre sempre que o cliente, em uma conta aberta, solicita o fechamento de sua conta. Abaixo é exibido um exemplo do objeto BillRequestCloseEvent enviado no formato JSON para o endpoint definido pela automação.
Cadastro de webhooks
As rotas descritas abaixo devem ser utilizadas pela automação para cadastrar os webhooks de uma loja.
Os parâmetros que não forem enviados serão considerados como nulos, e seus respectivos webhooks serão desativados.
O cadastro de webhook é realizado para cada loja individualmente.
/webhook/v1/setup
POST
https://api-integration.goomer.app/webhook/v1/setup
content-type: application/json
Headers
x-api-key
string
Token de autenticação
Request Body
menuUpdated
string
webhook para chamar quando o o cardápio da loja é publicado
orderUpdated
string
webhook para chamar quando o status de um pedido é atualizado
orderCanceled
string
webhook para chamar quando um pedido é cancelado pela Goomer
orderReceived
string
webhook para chamar quando um novo pedido está disponível
billClosingRequested
string
webhook para chamar quando houver solicitação do fechamento de conta
/webhook/v1/query
GET
https://api-integration.goomer.app/webhook/v1/query
Headers
x-api-key
string
Token de autenticação
Modelos
OrderEvent
Campo
Tipo
Descrição
storeId
string
id da loja
orderId
int
id do pedido
externalId
string
id externo do pedido definido pela automação
status
string
status atual do pedido: pending
, accepted
, preparing
, delivering
, finished
, canceled
detailsUrl
string
url para consulta de detalhes do pedido
type
string
Tipo do evento: create
, cancel,
update
time
int
Data e hora que o evento ocorreu no formato timestamp em segundos
MenuEvent
storeId
string
id da loja
groupsUrl
string
url para consulta dos grupos
productsUrl
string
url para consulta dos produtos
optionalsUrl
string
url para consulta dos grupos de opcionais
time
int
Data e hora que o evento ocorreu no formato timestamp em segundos
BillRequestCloseEvent
storeId
string
id da loja
operation
string
O nome da operação(Mesa ou Comanda): table
ou tab
identifier
string
Número da Mesa ou Comanda
type
string
time
int
Data e hora que o evento ocorreu no formato timestamp em segundos
Tabelas
Tipos de evento
Tipo
Descrição
create
Novo pedido recebido
cancel
Pedido cancelado pela Goomer
update
Pedido atualizado pela Goomer
close
Fechamento de conta solicitado pelo cliente final na Goomer
Status de pedido
Status
Descrição
pending
Pedido pendente. É o primeiro status do pedido
accepted
Pedido aceito. Quando o pedido é aceito pela integração ele é movido para este status automaticamente
preparing
Pedido começou a ser preparado
delivering
Pedido saiu para entrega
finished
Pedido foi entregue e concluído com sucesso
canceled
Pedido foi cancelado
Last updated
Was this helpful?